Como rezar?

12/04/2011 01:18

COMO REZAR

   Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de orações. Mas muitos ainda não sabem rezar, e têm grandes dificuldades em relação a isto. Então vamos tentar explicar algumas coisas, para que as nossas orações possam todas ser um imenso buquê florido e perfumado, capaz de mover o Coração de Deus. O mundo pode mudar pelas orações!

 

     Seguidamente temos falado em nossos trabalhos sobre a oração, sobre o poder e a força da oração e como ela pode mover o Coração do Bom Pai. Também sobre a necessidade premente que as pessoas e o mundo têm da oração, mas vemos que milhares de pessoas não se dão conta disso, e acatam até de forma dispersiva tal tipo de leitura, sem se darem conta do quanto perdem. Na verdade, multidões infinitas não sabem rezar. Outros ficam muito preocupados por acharem que não rezam direito, que as suas orações não tem valor nem poder e pedem que outros rezem por si buscando alcançar as graças de que necessitam. Nunca estão seguros de que Deus ouviu suas preces, no que se constitui um princípio seguro da falta de fé.

 

     Assim, vamos tentar colocar uma série de pontos que nos surgem da experiência pessoal e da vivência na oração, também do que aprendemos com outros, talvez não colocando estes pontos em uma ordem de prioridades, até porque cada ponto é em si conclusivo e do conjunto deles cada pessoa poderá avaliar quais podem ser aplicados em sua vida.

 

O Amor > O amor é a maior, a mais sublime e a mais perfeita das orações. Amar é Rezar mil vezes! O mandamento supremo é: Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmos. Quem ama a Deus, sobre tudo e todos, faz parte Dele. Meu eterno ditado é: O Amor é a medida de todas as coisas! Quem ama reza, quem ama a Deus move o Céus, e a quem é capaz de mover os Céus com seu amor, nada lhe falta, nada lhe é demais, nada lhe faz diminuir o moral elevado e a alegria. O Amor é a sinfonia eterna, que jamais acabará! Se, quem canta reza duas vezes, quem ama reza mil vezes mais.

 

O estado de Graça > Graça é um pequeno ou grande favor obtido de Deus, devido a uma oração, um ato de entrega, uma caridade, um ato de amor e fé. Nossa alma é como que um receptáculo, um depósito, que vai acumulando estas graças que salvam. Mas se ela estiver cheia de pecados, de vícios, então não há espaço nela para estas graças. Ou seja: o pecado ocupa o lugar da graça. Assim, quem quiser obter muitas graças, e realmente usufruir delas, deve antes limpar sua alma, eliminar dela todos os pecados, e isso se faz através da grande Sacramento da Confissão – individual e ao um sacerdote – e devido ao nosso constante pecar deve também nos levar a um constante confessar. A Bíblia diz: A oração do justo bate nos céus, e não volta sem ser atendida. Quem é um justo? Justo é aquele que está em estado de graças. Deus não nega nada a quem pertence inteiro a Ele, pois quem tem pecados não é todo Dele.

 

A força da fé > Quem pede a Deus uma graça deve antes de tudo acreditar que Deus o atenderá. Deve ter fé que, a seu tempo, Deus ouvirá. Na verdade á fé um dom, uma graça, infelizmente não extensiva a todos. Ela não é um dom inato, mas adquirido com o tempo. Melhor, um dom concedido por Deus a quem Ele queira, mas certamente distribuído por medida justa de Sua Santíssima Vontade. Então, é preciso lutar por ela, porque a graça muitas vezes depende da determinada e até da ousada certeza de ser atendido. Óbvio, sem qualquer conotação de exigência de ser atendido. Quem tem fé aguarda, ama e espera!

 

Serenidade > A calma, a serenidade, são atributos de Deus. Quem ouve a simples leitura do Sermão da Montanha, parece até ouvir o pulsar do coração de Jesus. Parece ouvir o silêncio impressionante que envolvia aquele cume de colina. Deus ama aqueles que são calmos, porque a calma é um sinônimo de paz. Só que tem paz interior alcança a graça. E mesmo que não a alcance de imediato, saberá aceitar perfeitamente a divina vontade.

 

Humildade > Grande é somente Deus! Nós somos miséria infinita, nada apenas, nada, ante a magnitude divina. Mas o interessante é que esta magnitude, esta dimensão toda, este poder supremo, somente se dobram diante da humildade. Deus nunca deixa de atender aos humildes, aos pequenos, aos fracos, aos que se fazem crianças recém nascidas diante Dele. Afinal é das criancinhas o Reino dos Céus. Como Deus poderá deixar de atender a uma criança? Seria acaso um Pai amoroso e extremoso?

 

Paciência > Quem reza, quem pede a Deus uma graça, deve exercer a virtude da paciência, para acolher com naturalidade e respeito as demoras de Deus. Somente Ele sabe o momento de conceder uma graça e muitas vezes a graça que pedimos nos será prejudicial. Poderá ser a nossa desgraça. Então Deus tem que preparar nossa alma para uma outra direção, e somente os submissos à sua vontade conseguem superar isso.

 

Falta de tempo > Muitos alegam falta de tempo para rezar. Entretanto, até mesmo os mais ocupados sempre podem achar tempo para rezar. Muitos acordam de madrugada, e pensam que se trata de insônia, quando na verdade são os anjos nos acordando para a oração. E o Papa João Paulo II, nos pede assim: aproveitem as madrugadas para rezar! Este afinal é um momento de silêncio, de calma, onde, mas facilmente conseguimos nos comunicar com Deus, porque o silêncio é também oração poderosa. E acredite, não vai fazer falta o sono!

 

Sono e cansaço > Muitos são atacados de sono e de cansaço quando começam a rezar e desistem. Mas é justo isso que o diabo quer: parar com as orações. Então ele deita e rola de rir. É preciso lutar contra estas inclinações, e certamente depois de algum tempo é possível vencer pelo exercício continuado da tenacidade, da obstinação. Aí o demônio desiste e vai embora. Mas se você está realmente cansado e dormir, mas tiver o real desejo de rezar, acredite, seu anjo rezará por você e Deus aceitará a sua prece. Não se preocupe!

 

Dores e doenças > Dor e doença, podem ser formas perfeitas de oração, basta que sejam aceitas sem analgésicos e sem reclamações. É preciso entregar tudo confiantes nas mãos de Deus, porque Ele jamais permite a uma pessoa sofrimento maior do que ela pode suportar. A doença e a dor são formas de Deus provar aqueles que O amam. Não que Ele queira a dor, nem mande a dor, porque ela sempre é causa do pecado e do mundo, mas Ele as aceita como sufrágio e força de salvação de muitas almas. Da própria e dos outros! Então o maligno nos dá a dor, e Deus a aproveita para nosso bem.

 

Distração > A distração é comum a todos sem exceção! Então é preciso estar atento, para tão logo a pessoa se dê conta do desvio, que está pensando em outras coisas, imediatamente se ponha nos trilhos de novo. O simples desejo, voluntário e decidido, de estar ali rezando, sozinho ou em grupo, já é uma prova de amor e fé e Deus entende. Sobretudo, não dê ouvidos à satanás, não discuta, não dialogue com ele, que ele sempre vencerá. E dialogar com ele, significa dar curso às imagens dispersivas que ele coloca em sua mente, evocando situações boas e até situações pecaminosas anteriores. Fuja disso! Corte pela raiz!

 

Muito trabalho > Muitas pessoas não rezam porque têm muito trabalho. Mas elas se esquecem de que o trabalho em si, também pode ser uma grande oração. Basta fazer de cada tarefa um exercício de amor a Deus e aos irmãos. Então tudo fluirá mais facilmente, o serviço renderá, e como num passe de mágica verá que sobrou tempo, também, para rezar.

 

Fazer da vida uma oração > Jesus diz: nenhum fio de cabelo cai de vossa cabeça sem que o Pai o permita! Se Deus está atento a uma coisa tão simples, porque não fazer de todos os atos de sua vida uma contínua oração? O ingrediente único desta receita é o amor. Onde houver amor, haverá oração. Onde houver oração, Deus estará sempre!

 

Oração mais forte > Não existem orações mais fortes, nem mais fracas: existe apenas mais ou menos amor! Também não existem pessoas que têm oração mais forte: o que existe são pessoas com mais ou menos fé! Toda oração cheia de amor e fé é ouvida por Deus. Mas Ele só pode atender aqueles que realmente amam, e atenderá na medida certa das necessidades de cada um. Toda oração tem poder, desde que seja humilde e amorosa.

 

Oração dos outros > Muitos mandam rezar Missas para pedir graças, mas não vão à Missa rezar junto! Que efeito poderá ter isto? Um efeito menor, embora a Missa seja a maior de todas as orações. Outros pedem orações para si e pelos seus, mas esquecem eles mesmos deste exercício maravilhoso de amor e fé. Muitos destes são verdadeiros “chupins” porque ao tempo que outros rezam pelas necessidades deles, estes se dedicam a coisas do mundo e que lhes dão mais prazer. Como poderão ser atendidos? Deveriam ser é punidos!

 

Formulas repetitivas > Muitos criticam as fórmulas repetitivas, como do Rosário de Maria e as Jaculatórias. Entretanto aqui existem duas coisas: primeiro os que assim falam, é porque nunca rezam! Segundo: está justamente na repetição continuada e monocórdia das preces, o grande poder de certas orações como a Ave Maria, por exemplo. Porque ela lembra continuamente, e fica a soar nos ouvidos do inferno como um gongo: Aquela que é cheia de graças, te esmagará a cabeça! Aquela que é cheia de graças, te esmagará a cabeça! Aquela que é cheia de graças, te esmagará a cabeça! E assim vai, até que o demônio fuja de terror. Eles realmente uivam de terror quando se reza a Ave Maria com amor.

 

Oração pessoal > Muitos têm a graça da oração pessoal. São orações que brotam livres e espontâneas do coração, e também têm o pendor de alcançar a Deus. De fato, Ele não precisa de fórmulas para entender e atender. Mas devemos considerar que as orações já celebradas pela vida e pela santa Igreja, como o Pai Nosso, a Ave Maria, em especial todas as orações indulgenciadas, têm também maior pendor diante do Altíssimo.

 

Oração em línguas > A oração em línguas é um dom maravilhoso. Eu disse dom, que é concedido a algumas pessoas sem mérito, tudo pela graça de Deus. Mas nem tudo aquilo que dizem ser oração em línguas o é efetivamente. Muitas vezes a pessoa está desligada por completo do Espírito Santo, mas imagina que com alguma algaravia qualquer O está invocando. Nem todo murmúrio vem do coração, muitos são apenas da boca para fora. Mas quem recebeu de Deus esta graça, deve usa-la em todos os momentos da sua vida. Esta é uma das mais poderosas armas contra a tentação e contra o inferno, porque os demônios odeiam não entender o que a pessoa está dizendo. E eles não querem que a pessoa os mande irem se atirar debaixo dos pés de Jesus e pedir perdão. É bom manda-los ir desta forma!

 

Adoração ao Santíssimo > Sublime oração esta, por gozar da companhia silenciosa do Altíssimo. Quantos momentos preciosos nós perdemos em nossa vida, deixando de fazer as visitas até diárias e freqüentes ao Santíssimo, assim como pede a Igreja e o Papa João Paulo II. Se a gente visse a torrente de graças que Deus derrama sobre quem O visita no sacrário, ninguém de nós sairia mais da frente dos tabernáculos. E é bom aproveitar agora e muito, porque está perto o dia em que muitos ficarão sem Ele.

 

Dosar a relação trabalho e oração > Muitas pessoas trabalham pensando na oração que ainda está por fazer e depois rezam pensando no trabalho que ficou para trás. Este é um artifício de satanás, justo para que a pessoas faça as duas coisas mal feitas. Quem reza deve se entregar completamente nas mãos de Deus, eis porque nós católicos sempre começamos nossas preces com o Sinal da Cruz. Entenda: se você fizer do trabalho uma oração, haverá sempre tempo para ambos. Mesmo as mais ocupadas donas de casa, se agirem assim, irão achar tempo para as duas coisas, pois o Espírito Santo as levará a elegerem prioridades.

 

Pedir corretamente > Muitos pedem e pedem graças a Deus, mas pedem mal. Pedem coisas do mundo que Deus não lhes pode conceder. Coisas que, se Ele conceder, acabarão por transtornar a vida das pessoas. Muitos pedem solução de problemas financeiros, mas esquecem que grande parte chega a isto, não por ganhar pouco, mas por gastar mal. É que elas não invocam o Espírito Santo, sobre o que fazer com os ganhos recebidos. Na verdade, Deus sabe da situação financeira de cada um, e estas coisas do mundo, Ele bem pouco concede. O que devemos pedir é a salvação, a graça da conversão, e tudo o que leva à salvação de nossas almas. As pessoas podem pedir coisas do mundo, não é errado, mas certamente se pedirem a graça da conversão, o resto virá por acréscimo.

 

Na Igreja ou em casa? > Qualquer lugar é sempre lugar para rezar. Na igreja, diante do Santíssimo, é certamente e sempre o melhor lugar. Mas sua casa é também um templo, em especial se você já o consagrou a Deus. E também na rua, no trabalho, na viagem por qualquer meio de transporte, seja onde você estiver, mesmo no maior barulho, saiba que sempre Deus estará ao seu lado e ouvindo suas orações.

 

Quanto rezar? Muitas pessoas acham que rezando uma simples Ave Maria ao amanhecer ou ao anoitecer, fizeram grande coisa. Claro que já é um começo, entretanto é muito pouco. O mundo precisa desesperadamente de orações, porque poucos rezam. Então, é preciso que estes poucos que rezam, se desdobrem em mil, para compensar outros que vivem num mundo de loucos, esquecidos de Deus, e desligados da própria salvação eterna. Nunca haverá orações suficientes, jamais de sobra. Quando mais orações houver melhor o mundo!

 

Quanto rezar? > Não existe limite máximo para a oração. A necessidade dela hoje é quase inesgotável. Milhões que não rezam precisam de nossas orações e certamente quanto mais rezarmos, mais ameno será o castigo que os que não rezam levarão adiante. Existe uma grande onda assomando no horizonte, maior que a da Ásia, nunca vista. Somente a oração e a conversão de todos os homens a poderá deter. Mas é preciso dosar bem as coisas de modo que a oração não seja obsessiva, nem atrapalhe o cotidiano, o atendimento à família e aos filhos. É errado também trocar a Igreja pela vida familiar. Tudo a seu tempo!

 

Porque a Oração? > Deus não precisa das nossas orações. Mas Ele bondosamente quer precisar delas, e as usa em nosso próprio benefício e em benefício da humanidade, eis que para a salvação das almas. Não existe outro sentido. Quando rezamos, demonstramos interesse em estar com Deus. Nós dizemos a Ele que O amamos, que O adoramos, que precisamos Dele, e isso O move em nosso auxílio. Quem não reza é como se não precisasse de Deus para nada, então Deus não Se obriga a atende-lo quando precisar.

 

Rezar uns pelos outros > Esta a maravilhosa engenharia da salvação: a comunhão dos santos! Na verdade ninguém se salva sozinho! Nós dependemos da Igreja e dependemos uns das orações dos outros. Quem reza exclusivamente para si quase nada obtém da parte de Deus. Esta oração egoísta é causa de muitos purgatórios horrendos, porque quando eu rezo somente para mim, meu mérito é diminuto. Jesus disse: quando dois ou mais estiverem rezando juntos, Eu estarei ali! E disse mais: quando dois ou mais pedirem junto a mesma coisa, Eu lhes concederei! Quando isso acontece, cada pessoa presente recebe a força e a graça correspondente à própria oração, mais a força e a graça correspondente a oração do outro, dos outros, dos milhares que rezarem junto. Exemplo: se você reza um Terço junto com 20 pessoas, receberá ao final a graça de vinte terços, no mínimo. Sim, porque em cima disso Deus acrescenta o seu amor. Quando rezamos juntos, os mais concentrados ajudam os mais dispersivos, e assim todos saem lucrando porque as graças se multiplicam.

 

     Indulgências da oração > Muitas orações foram marcadas com o selo da Igreja, que através de seus Papas, concederam indulgências especiais a determinadas orações, feitas em certos dias ou em determinadas situações. Seriam bom e salutar que todos tivessem sempre às mãos os livros e as instruções sobre este incrível tesouro para fazer uso dele. Na verdade, todas as nossas preces, sacrifícios, obras, caridades, tudo fica como armazenado no grande Tesouro da Igreja Católica. É dali, deste tesouro imenso, que a Igreja retira as graças que despende aos que de forma obediente cumprem as condições previstas a cada uma das indulgências. Algumas orações, e até cantos, podem inclusive dar a graça de indulgência plenária se bem feitas. Não acredite nos que pregam contra este tesouro santo: eles falam pela boca de satanás, sejam eles católicos, sejam eles de qualquer seita. Lucre-as por si e pelas almas dos falecidos! O tesouro é esgotável, porque pertence a Jesus! 

 

Por quem rezar? > Rezar pela Igreja e pelo Papa, antes de tudo. Nós todos somos igreja de Cristo, e, portanto ao rezarmos pela igreja rezamos por nós mesmos. O mundo dos que não rezam desaba rapidamente, e precisa mais do que nunca das nossas orações. Não perca nenhum momento de sua vida, você que recebeu a graça, o dom maravilhoso de rezar. Lembre que outros não receberam esta graça, este dom, somente concedido aos eleitos de Deus. De quem reza pela Igreja, Deus cuida dos filhos, dos familiares mais diretos e até dos parentes mais distantes. Primeiro deles, depois cuida de sua vila, de sua cidade, de seu estado, de seu país. Tudo é perfeitamente distribuído e verdade é que o mundo já teria sido fulminado pelo Pai, não fossem as orações dos justos e intercessão de Nossa Senhora.

 

Porque invocar os santos? > Muitos acham que se têm Jesus, não precisam de santos nem de “intermediários”. Como são tolos estes, como são frágeis vasos de argila, sempre à beira do precipício: um simples empurrão e, pluft! Quando você invoca um santo, invoca alguém que já derrotou ao inferno e, portanto como se apropria de sua fortaleza. Rezar pedindo a Deus invocando aos santos, antes de nos diminuir nos eleva. Em verdade, os que não fazem isso, um dia sentirão o quanto foram estúpidos e insensatos.

 

Porque invocar Maria? > Maria Santíssima a Mãe de Deus e Mãe nossa, a grande vencedora do inferno é também a Medianeira e advogada nossa diante de seu Filho Jesus. Sem o poder intercessor de Maria, o mundo já teria sido fulminado pelo braço do Pai. Ele só não fez isto ainda, porque Maria é a “onipotência suplicante”, porque Deus a fez cheia de graças. Já expliquei o que é uma graça. Graça é um favor diante de Deus. Ora, se Maria tem diante de seu Filho Jesus TODOS os favores que ela quiser, isso é como se Jesus devesse a Ela, TUDO aquilo que ela pedir. Deus não pode negar-Se a Si mesmo! Então, Jesus Se obriga a atender Maria em tudo o que Ela pedir, e ela pede apenas por seus filhos, pois quer salvar a todos eles, sem distinção de raça, credo ou cor. Todos são filhinhos de Deus, amados do Pai Eterno. Maria nada pede para ela, e também nada pede que não esteja ao alcance de Jesus.

 

Porque não pedir direto a Deus? > Quem acha que vai direto a Deus, antes vai direto ao mundo. Ninguém vai a Deus, a não ser através de Jesus. Ninguém vai a Jesus, a não ser através dos caminhos que ele deixou: a Igreja, os Sacramentos e Maria! O caminho de Jesus é um caminho de Cruz e sofrimento: Quem quiser ser Meu discípulo, tome a sua Cruz e Me siga. Então, se trata de um caminho difícil e espinhoso. Mas como Jesus nos ama, quis nos auxiliar, nos facilitar a caminhada, e por isso nos deixou os sete sacramentos da Igreja que são largas avenidas de salvação. Sem eles, somente há picadas, há trilhas, há desvios e becos sem saída. Quem não usa dos meios que Jesus nos deixou, sempre erra o caminho, e somente chegará ao Céu pela porta da Misericórdia, porque sem os sacramentos toda porta é sempre LARGA. E para vivermos estes caminhos, temos a Igreja, os santos, as almas benditas e Maria Santíssima. O ideal de todos eles é chegarmos todos um dia no Céu.

 

Oração é caridade > A maior de todas as caridades é rezar pelos outros. Oração vem do espírito. Nós somos criados para o espírito. Nossa grande meta é chegar ao Céu, para ali ficarmos junto de Deus para sempre. Quando rezamos pelos outros, os estamos ajudando a ir para o Céu e para Deus. Com isso damos a eles uma extrema prova de amor cristão. Aliás, a maior prova de amor que se pode dar, porque se trata de dedicar a vida pelos outros. Então nos dirigimos a Deus como prova de que O amamos e pedimos a Ele pelos nossos irmãos. Como isso provamos a Deus que cumprimos também a segunda parte do santo mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmos. Caridade não é somente dar comida aos pobres, é ANTES leva-los a Deus, e sim, depois, também tratar a fome. Se todos fizessem assim, não haveria fome na terra.

 

Agradecimento > Deixei por último este tópico. Na verdade, TODAS as nossas orações deveriam ser apenas de agradecimento. Deus sabe daquilo que precisamos e toda a nossa vida em si deveria ser devotada a agradecer por tudo aquilo que Ele nos dá. Se fizéssemos assim, Deus canalizaria a Seu bel prazer as nossas preces e louvores para aquilo que é mais importante e necessário, nos dando em troca ainda mais bênçãos. Ele sabe, só Ele sabe. E quando pedimos erradamente, ou pedimos mal, Ele faria nossas preces atingir sempre o objetivo. Só uma coisa nós devemos sempre PEDIR a Deus: a conversão, o perdão dos nossos pecados! No mais é só agradecer, que as graças virão como um rio!

 

     Mas enfim, se depois de todas estas dicas, ainda assim você desconfia de suas orações, se acha ainda que Deus não ouve suas preces, se acha que elas são “fracas” ou são inúteis, então use o próprio Poder de Jesus em seu favor e como última de suas orações reze assim:

 

     Querido Jesus, pelo Vosso Poder e para a glória do Pai, vinde no auxílio de minha fraqueza. Tomai todas as orações que acabo de fazer e envolvei-as com o Vosso Amor. Lavai-as com a água do Vosso lado. Purificai-as com o Vosso preciosíssimo Sangue e só então ofertai-as ao Pai, para que elas sejam uma oferenda agradável e que produza todos os frutos necessários à minha salvação e à salvação da humanidade. Assim terei certeza de ser atendido. Amém!”.

 

     E agora bom proveito nas orações! A onda vem, o mundo em transe vem, os sinais se fazem ouvir cada vez mais altos. O problema é que o mundo também berra cada vez mais alto e isso entorpece as mentes, destrói os tímpanos, perturba a visão. E as pessoas ficam tão confusas, que já não conseguem discernir a direita da esquerda. Então elas precisam de nossa ajuda, que só pode ser através das nossas orações. Na verdade somente Deus pode resolver tudo, os homens não mais. Rezar é então a forma de pedir a Deus: Resolva TUDO, porque somos miséria e pó! Sem vós estamos perdidos!

 

      Confissão sacramental a um sacerdote > Missa com Eucaristia em estado de graça > Rosário de Maria > Via Sacra > Adoração ao Santíssimo, orações: há muita falta deles no mundo! Você é convidado a participar desta batalha final. Venha para o lado Jesus. Ele é o caminho, a verdade e a vida! E Ele vem para instaurar Seu Reino definitivo aqui. Participe!

 

Arnaldo

Fonte: Recados do Aarão

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode